A maneira como as pessoas se relacionam mudou completamente com o surgimento e desenvolvimento das redes sociais. A comunicação ficou mais rápida e fácil e, por sua vez, o modo como as empresas interagem com os consumidores também evoluiu. Entretanto, ainda é comum encontrar receios quanto ao investimento em mídias sociais, muitas vezes por desconhecer as vantagens que isso pode trazer, como:
Criar um canal de comunicação com o público
As mídias sociais permitem uma aproximação das empresas com seus clientes que, antigamente, era impossível. Essa talvez seja a maior vantagem das redes sociais. As pessoas costumam acessar seus sites de relacionamento várias vezes ao dia e elas querem ser ouvidas. É importante prestar atenção no que os seguidores têm a dizer, sejam críticas, sugestões ou elogios.
Captar e fidelizar clientes
Interagir com os consumidores permite criar engajamento. Quando a empresa mantem um relacionamento com seus clientes nas redes sociais, estes passam a se sentir íntimos da marca e começam a divulgá-la por conta própria, compartilhando suas publicações e ajudando a conquistar novos clientes. As mídias sociais também oferecem ferramentas específicas para captar novos seguidores e possíveis consumidores do produto ou serviço oferecido, coisa que as mídias tradicionais não conseguiam fazer.
Divulgar produtos e serviços
Quando as pessoas precisam de algum tipo de produto ou serviço, normalmente, a primeira coisa que fazem é pesquisar na internet. Por isso, as mídias sociais são ótimas ferramentas para divulgação. Ter um perfil nas redes sociais permite que os consumidores te encontrem e entendam seu negócio, além de obter informações importantes como endereço, telefone, site e horário de funcionamento.
Fazer promoções
Fazer promoções é uma ótima maneira de atrair novos clientes e fidelizar os frequentadores da página, além de aumentar as vendas. Porém, transformar o perfil da empresa em um grande anúncio de classificados pode ter o efeito contrário. É preciso saber mesclar conteúdo com vendas, ou poderá afastar as pessoas ao invés de aproximá-las.
Analisar resultados
Antigamente, quando as campanhas publicitárias eram lançadas, praticamente não havia feedback do público, pois este figurava como mero receptor passivo de informações e a mensuração de resultados, quando ocorria, era bastante demorada. Hoje, as campanhas digitais podem ser rapidamente mensuradas, permitindo analisar os resultados e agir de acordo com a necessidade. As principais redes sociais oferecem, gratuitamente, um sistema de métricas com vários dados importantes que permitem analisar o que está, ou não, funcionando.
Reverter situações adversas
Ao utilizar as redes sociais é preciso estar ciente que, assim como as pessoas a utilizam para se conectar e conhecer seu negócio, também a usam para criticar e reclamar de algo que não foi feito da maneira que elas gostariam. Por esse motivo é fundamental uma equipe que saiba lidar com essas adversidades, mantendo sempre uma postura adequada diante da situação e revertendo-a em favor da empresa.
Atualmente, o público é bastante heterogêneo e mesmo peças offline repercutem, positiva ou negativamente, nas redes sociais. Por essa razão, não é mais uma questão de decidir se sua empresa vai usar mídias sociais, mas, sim, quando e como fará isso. É fundamental, para qualquer negócio, independente do tamanho, estar próximo do seu público.